Tecido Ósseo


     O tecido ósseo é um tecido conjuntivo especializado, mais duro do corpo, cuja matriz extracelular é mineralizada. Possui as funções de suporte e sustentação do esqueleto, proteção de órgãos vitais do corpo como cérebro, medula espinhal, coração e pulmões, é um reservatório de minerais, principalmente cálcio, e abriga órgão hematopoiético como a medula óssea.
       Esse tecido é constituído de células e matriz extracelular, também denominada de matriz óssea. Os tipos celulares observados são: os osteócitos que estão situados nas lacunas da matriz óssea, possui formato arredondado com núcleo geralmente periférico e a função de manter a matriz; os osteoblastos, são células com formato achatado ou cúbico, localizado na periferia da matriz óssea responsável por sintetizar a matriz óssea; e os osteoclastos, são células multinucleadas, localizadas na periferia da matriz óssea com função de reabsorver e remodelar o osso.

   O tecido ósseo apresenta um revestimento externo por periósteo (exceto nas articulações sinoviais) que consiste em uma camada externa de tecido conjuntivo denso denominado de fibroso, e uma camada interna formado por células denominado de osteogênico. Ainda possui um revestimento interno denominado de endósteo que envolve os canais internos do osso.
    Observações microscópicas classificam o osso em tecido ósseo primário o qual corresponde ao osso imaturo, recém formado onde não há presença de lamelas, ou seja, é observado abundância de osteócitos e feixes de colágenos dispostos irregularmente; e tecido ósseo secundário, também chamado de osso maduro, caracterizado por apresentar lamelas ósseas compostas de fibras colágenas, dispostas paralelamente em conjuntos concêntricos em torno de um canal central, denominado de canal de Havers. O conjunto de lamelas ósseas concêntricas em torno do canal de Havers é denominado Sistema de Havers ou Ósteon. Os canais de Havers comunicam-se entre si, com a cavidade medular e com a superfície externa do osso através de canais transversais ou oblíquos denominados de canais de Volkmann. No interior desses canais passam vasos sanguíneos e nervos.
      Os ossos são formados a partir de dois processos de ossificação, a intramembranosa e a endocondral. Na ossificação intramembranosa as células mesenquimais se diferenciam em osteoblastos que secretam a matriz óssea formando uma rede de espículas ou trabéculas ósseas caracterizando um tecido ósseo primário. A ossificação endocondral ocorre em um molde cartilaginoso hialino o qual é substituído gradualmente por tecido ósseo, ficando a cartilagem restrita somente nas superfícies articulares e na cartilagem epifisária ou disco epifisário. Este último permite o crescimento do osso no seu comprimento. Na cartilagem epifisária são observados cinco zonas de ossificação: zona de cartilagem em repouso – os condrócitos estão distribuídos livremente no tecido, zona de cartilagem seriada ou de proliferação – os condrócitos se  organizam em fileiras ou empilhados, zona de cartilagem hipertrófica – os condrócitos aparecem hipertrofiados pelo acúmulo de glicogênio no citoplasma, zona de cartilagem calcificada – os condrócitos morrem, núcleo retraído e a matriz se torna mineralizada, zona de ossificação – presença de trabéculas ou espículas ósseas com presença de células ósseas.

Imagens:

Tecido Ósseo
Método por Descalcificação
Trabéculas ósseas
Vaso Sanguíneo
Aumento 20x 

Tecido Ósseo
Método por Descalcificação
Medula Óssea
Aumento 20x 














































Tecido ósseo
Método por Descalcificação
Osteócitos
Osteoblasto
Aumento 40x

Tecido ósseo
Método por Descalcificação
Osteócitos
Células Sanguíneas
Aumento 40x















































Tecido ósseo
Método por Descalcificação
OsteócitosOsteoblasto
Estrutura: Periósteo
Aumento 40x

























Tecido ósseo
Método por Desgaste
Estrutura: Ósteon ou Sitema de Havers. Canal de Havers
Aumento 10x

Tecido ósseo
Método por Desgaste
Estrutura: Ósteon ou Sitema de Havers. Canal de Havers. Canal de Volkman.
Aumento 10x













































Tecido ósseo
Método por Desgaste
Estrutura: Canal de Volkman.
Aumento 20x
























Tecido ósseo
Crescimento Tecidual: Ossificação Endocondral
Zonas de Cartilagem: Em Repouso. Seriada. Hipertrófica. Calcificada.  Ossificada.
Aumento 10x
























Tecido ósseo
Crescimento Tecidual: Ossificação Endocondral
Zonas de Cartilagem: Em Repouso. Seriada. Hipertrófica. Calcificada.  Ossificada.
Aumento 20x




























Tecido Ósseo
Crescimento Tecidual: Ossificação Intramembranosa
Estrutura: Tecido Ósseo. Vasos Sanguíneos. Membrana Conjuntiva.
Aumento 40x

Nenhum comentário:

Postar um comentário