Aparelho Reprodutor Masculino

O aparelho reprodutor masculino é constituído por testículos, vias espermáticas, glândulas acessórias (vesícula seminal, próstata, glândula bulbo uretral) e pênis. O testículo ou gônada masculina é revestido por uma túnica albugínea ou túnica vaginal, composta por tecido conjuntivo denso. Essa gônada encontra-se dentro da bolsa escrotal que é composto por uma camada conjuntiva densa, musculatura e pele.
Anatomicamente o testículo é dividido em lóbulos, constituídos por vários túbulos seminíferos. O túbulo é formado por epitélio germinativo/seminífero limitado por uma lâmina basal. Entre os túbulos há o tecido intersticial, que é um tecido conjuntivo frouxo, no qual se encontram fibrilas colágenas, células mioides peritubulares e as células de Leydig, responsáveis pela produção de testosterona, o hormônio essencial à manutenção da espermatogênese e das características sexuais secundárias.
No epitélio germinativo dos túbulos seminíferos são encontradas células de linhagens espermatogênicas, que regularmente replicam-se e se diferenciam. As células que estão apoiadas na lâmina basal são as espermatogônias, imaturas, que possuem citoplasma volumoso e núcleo de cromatina frouxa. Em seguida (em direção ao lúmen do túbulo), são observados os espermatócitos primários, que apresentam um núcleo volumoso e cromatina começando a condensar, e espermatócitos secundários, que por sua vez apresentam núcleo menor e cromatina condensada. Próximo ao lúmen do túbulo encontram-se as espermátides, que apresentam um pequeno tamanho e núcleos com cromatina condensada. No lúmen dos túbulos, estão os espermatozoides que apresentam flagelo e cabeça. Ainda são encontradas no epitélio as células de Sertoli com formato colunar e extensos prolongamentos apicais e laterais. Essas células cercam as linhagens espermatogênicas.
A espermatogênese é o processo pelo qual as espermatogônias se desenvolvem em espermatozoides e é dividido em três fases: fase espermatogênica, onde as espermatogônias se dividem por mitose e eventualmente se diferenciam em espermatócitos 1°; fase espermatocítica, na qual os espermatócitos 1° sofrem divisões meióticas, resultando em células haploides denominadas espermátides; e a fase espermatídica ou espermiogênese, na qual as espermátides diferenciam-se em espermatozoides.
Dentre as vias espermáticas encontram-se o epidídimo que é um órgão em formato de lua crescente encontrado nas superfícies posterior e superior dos testículos. O epidídimo é revestido por epitélio pseudoestratificado cilíndrico estereociliado, circundado por tecido conjuntivo frouxo, no qual há células musculares lisas em arranjo circular.
Do Epidídimo partem os ductos deferentes que são constituídos por mucosa formada por epitélio pseudoestratificado com estereocílios e lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo, além de uma camada espessa de músculo liso. Possuem a função de transportar os espermatozoides juntamente com as substâncias produzidas nas glândulas acessórias.
A vesícula seminal é constituída por três camadas: a camada interna (mucosa) formada por epitélio pseudoestratificado cilíndrico, camada média formada por músculo liso e a camada adventícia cobstituida por tecido conjuntivo frouxo.
A próstata é uma glândula túbulo alveolar revestida por epitélio cúbico simples ou pseudoestratificado colunar e é constituída por tecido conjuntivo e musculatura lisa. Essa glândula é responsável pela produção de enzimas.
As glândulas bulbouretrais são compostas por epitélio cúbico simples, tecido conjuntivo e músculo liso. Sua função é a produção de secreção mucosa alcalina com a finalidade de lubrificar o canal da uretra, auxiliando na passagem do sêmen.
O pênis é externamente revestido por pele, seguida por uma túnica albugínea e tecido conjuntivo denso. Internamente é composto por corpos cavernosos e corpo esponjoso, os quais terão seus espaços vasculares preenchidos durante a ereção. No corpo esponjoso encontra-se a uretra e o tecido erétil que é composto por tecido conjuntivo denso e células musculares lisas. Internamente é observado o canal uretra.








Um comentário: